Análise da qualidade da assistência de enfermagem prestada às mulheres privadas de liberdade no ciclo gravídico
DOI:
https://doi.org/10.55892/jrg.v7i15.1678Palavras-chave:
Gravidez, Trabalho de parto, Período pós-parto, Mulheres, Prisão, Cuidados de enfermagemResumo
A permanência de um indivíduo no presídio em si pode ser um fato que acarreta inúmeras dificuldades para aquele que está privado de liberdade, e quando se fala em mulheres no ciclo gravídico, as dificuldades aumentam consideravelmente, podendo gerar efeitos psicológicos e físicos para a mesma que está privada de liberdade em processo de gestação. Dentro desta pesquisa, será dissertado e discutido sobre as consequências de uma gestação dentro do sistema prisional e como é realizada a prestação de assistência de enfermagem à essas mulheres no período gestacional. Espera-se com essa pesquisa verificar a realidade das mulheres privadas de liberdade no período gravídico e concluir se a assistência de saúde de que elas necessitam é ofertada da melhor forma. Assim, será realizado também um estudo de campo para levantamento de dados da localidade de Foz do Iguaçu-PR e auxílio complementar de referencial bibliográfico para que haja uma comparação do que é proposto na teoria com o que é realizado na prática. Com esta pesquisa almeja-se que a assistência de enfermagem possa se desenvolver ainda mais para que as gestantes privadas de liberdade tenham uma gestação saudável, sem agravos e com todo suporte e intervenções que se fizerem necessárias durante este período tão importante de suas vidas.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Aparecida; MOURA, Luciana; NETO, Ezequiel; BISPO, Tânia. Percepção de mães presidiarias sobre os motivos que dificultam a vivência do binômio. Revista Enfermagem Contemporânea, Bahia, v.3, n.2, p.131-142. Dez./ 2014.
BORGES, Angélica; ARENHARDT, Karlin; TERÇAS, Ana; CABRAL, Juliana; LUCIETTO, Grasiele; NASCIMENTO, Vagner; SILVA, Rondinele; GLERIANO, Josué. Perfil Socioeconômico e Sexual de Mulheres Privadas de Liberdade. Revista de Enfermagem UFPE, Recife, v.12, n.7, p.1978-85. Jul./ 2018.
CHAVES, Luana; ARAÚJO, Isabela. Gestação e maternidade em cárcere: Cuidados de saúde a partir do olhar das mulheres presas em uma unidade materno infantil. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Minas Gerais, v.30, n. 01. 2020.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. A prática profissional dos(as) psicólogos (as) no Sistema Prisional, Brasília. 2009.
DALENOGARE, Gabriela; VIEIRA, Letícia; MAFFACCIOLLI, Rosana; RIQUINHO, Deise; COELHO, Débora. Pertencimentos sociais e vulnerabilidades em experiências de parto e gestação na prisão. Ciência & Saúde Coletiva, Sul do Brasil, v.27, n.01. Jan./ 2022.
KLEIN, Michele; GUEDES, Carla. Intervenção psicológica a gestantes: Contribuições do Grupo de Suporte para a Promoção da Saúde. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v.28, n.4, p.862-871. 2008.
LEAL, Maria; AYRES, Barbara; PEREIRA, Ana; SÁNCHEZ, Alexandra; LAROUZÉ, Bernard. Nascer na prisão: Gestação e parto atrás das grades no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, Capitais e Regiões Metropolitanas do Brasil, v.21, n.7, p.2061-2070. Jun./ 2016.
MARTINS, Ana; MARINHO, Alexia; SILVA, Tiana; HOLANDA, Karla; MOURA, Maria; PERREIRA, Bruna; SILVA, Débora; FRANÇA, Jaceliane. Assistência prestada no ciclo gravídico puerperal de presidiarias. Brazilian Journal of Health Review, Curitiba, v.4, n.5, p.22473-22480. Out./ 2021.
NOVO, Benigno. A psicologia na ressocialização prisional. DireitoNet, Espanha. 2019.
ROCHA, Cristina; NASCIMENTO, Katia; SOUZA, Silvia; SILVA, Francine. Qualidade do pré-natal e puerpério prestado às mulheres em cárcere privado: Uma revisão de literatura. Revista Gestão & Saúde, Curitiba, v.23, n.2, p.108-123. 2021.
SANTOS, Eliane; VIEIRA, Camila; BARROS, Fernanda. Enfermagem no Sistema Prisional: Gestação de desenvolvimento de bebês em situação de cárcere. Ciências Biológicas e de Saúde, Aracajú, v.7, n.1, p.103-122. Out./ 2021.
SOUSA, Ana; GONÇALVES, Danyelle. Assistência de enfermagem à gestante em situação carcerária. Centro Universitário do Planalto Central Aparecido dos Santos - UNICEPLAC Curso de Enfermagem Trabalho de Conclusão de Curso, Gama DF. 2020.
SOUZA, Mônica; PASSOS, Joanir. A prática de enfermagem no sistema penal: Limites e Possibilidades. Esc. Anna Nery, Rio de Janeiro, v.12, n.3, p.417-423. Set./ 2008.
SUSTELO, Irina. O Consumo de Produtos Tóxicos na Gravidez - Tabaco, Álcool e Drogas, Faculdade de Medicina Lisboa. Universidade Lisboa, Lisboa, Jul./ 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.