Observação exploratória sobre a educação escolar quilombola no território pernambucano

Autores

  • Cláudio Alencar UNIVASF, Petrolina, Brasil
  • Auriélia Coelho Isaque Floriano UNIVASF, Petrolina, Brasil
  • Maria das Dores de Holanda Carvalho Alves FAFOPA, Araripina, Brasil
  • Cícero Floriano de Santana FAFOPA, Araripina, Brasil
  • Maria Jayane Freire Cavalcante ISEP, Pesqueira, Brasil
  • Raquel de Jesus Sena FAFOPA, Araripina, Brasil
  • Marina Lopes de Sousa FACITE, Araripina, Brasil
  • Juliana de Andrade Silva FAFOPA, Araripina, Brasil
  • Marinalva de Oliveira Venuto FAFOPA, Araripina, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.55892/jrg.v8i19.2521

Palavras-chave:

Identidade Cultura, Equidade Educacional, Comunidades Quilombolas

Resumo

Este estudo apresenta uma observação exploratória sobre a Educação Escolar Quilombola em Pernambuco, analisando legislações, artigos e experiências locais. A metodologia adotada consistiu em uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo, com análise de documentos oficiais e produções acadêmicas que possibilitaram identificar avanços e desafios no contexto educacional quilombola. Destacam-se conquistas relacionadas à valorização cultural e identitária, mas também persistem problemas como a falta de estrutura, a formação docente limitada, o preconceito racial e a ausência de materiais didáticos contextualizados. Conclui-se que a Educação Quilombola é essencial para o fortalecimento das comunidades, exigindo políticas públicas efetivas e práticas pedagógicas inclusivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Alencar, UNIVASF, Petrolina, Brasil

Mestre em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido (UNIVASF). Especialista em Gestão Pública (UNIVASF), Gestão Pública Municipal (UNIVASF), Tecnologias Digitais Aplicadas a Educação (IFSertãoPE), MBA em Gestão de Projetos (FAVENI), EJA - Educação de Jovens e Adultos e Informática da Educação (FAVENI), e Gestão Ambiental de Empresas (FAVENI). Bacharelado em Administração (Cruzeiro do Sul), Licenciatura Plena em Pedagogia (FACITE), e Geografia (Cruzeiro do Sul).

Auriélia Coelho Isaque Floriano, UNIVASF, Petrolina, Brasil

Mestranda em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido (UNIVASF). Licenciatura Plena em Pedagogia (FACITE) e Educação Especial (UNIFAVENI); Bacharelado em Terapia Ocupacional (UNIFAVENI).

Maria das Dores de Holanda Carvalho Alves, FAFOPA, Araripina, Brasil

Especialização em psicopedagogia institucional (Montenegro); Licenciatura Plena em pedagogia (ISEP).

Cícero Floriano de Santana, FAFOPA, Araripina, Brasil

Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (FAFOPA); e em Matemática (UNIFAVENI).

Maria Jayane Freire Cavalcante, ISEP, Pesqueira, Brasil

Especialização em Língua portuguesa (FAFOPA), e Psicopedagogia (FAFOPA); Licenciatura Plena Letras Português/Inglês e Respectivas Literaturas (FAFOPA), em Pedagogia (FAFOPA) e Educação Física (UNIVASF).

Raquel de Jesus Sena, FAFOPA, Araripina, Brasil

Especialização em Docência do Ensino Superior (FATEC); e em Psicopedagogia Institucional (FAFOPA); Licenciatura Plena em História (FAFOPA); e em Pedagogia (FAFOPA).

Marina Lopes de Sousa, FACITE, Araripina, Brasil

Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica (UNIMAIS); e Neuropsicopedagogia e Educação Inclusiva (FAVENI); Licenciatura Plena em Pedagogia (FACITE).

Juliana de Andrade Silva, FAFOPA, Araripina, Brasil

Especialista em Atendimento Educacional Especializado - AEE (UNOPAR); Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (FAFOPA); e Pedagogia (FAFOPA).

Marinalva de Oliveira Venuto, FAFOPA, Araripina, Brasil

Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica (FARJ); E em Geografia, história e sustentabilidade (FAVENI). Licenciatura Plena em Pedagogia (FACITE), e em Geografia (FAFOPA).

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/ CEB nº 8, de 20 de novembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica. Brasília, DF, 2012. Disponível em: http://www.seppir.gov.br/portal-antigo/arquivos-pdf/ diretrizes-curriculares. Acesso em: 11 de agosto de 2025.

PERNAMBUCO. Lei Ordinária nº 18.841, de 10 de março de 2025. Institui a Política Estadual de Equidade na Educação para Relações Étnico-Raciais e Educação Quilombola, no âmbito do estado de Pernambuco e dá outras providências. Diário Oficial do Estado de Pernambuco, Poder Executivo, Recife, PE, 11 de março de 2025.

SILVA, L. C. M.; NETO, M. F. de C.; BUSSO, A. F. Comunidades Quilombolas do sertão de Pernambuco: diálogos sociopolíticos na construção de uma educação emancipatória. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/faeeba/v26n49/0104-7043-faeeba-26-49-53.pdf. Acesso em: 11 de agosto de 2025.

SILVA, R. A.; MENEZES, J. A. Relações étnico-raciais e educação nas comunidades quilombolas. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 13(3), 1–17. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/3102. Acesso em: 11 de agosto de 2025.

NONAKA, M. M.; SILVA, T. R. Quando você compartilha o saber, o saber só cresce: o desafio da formação docente na perspectiva da educação inclusiva em uma escola quilombola. Disponível em: https://doi.org/10.54033/cadpedv22n9-428. Acesso em: 11 de agosto de 2025.

Downloads

Publicado

2025-10-15

Como Citar

ALENCAR, C.; FLORIANO, A. C. I.; ALVES, M. das D. de H. C.; SANTANA, C. F. de; CAVALCANTE, M. J. F.; SENA, R. de J.; SOUSA, M. L. de; SILVA, J. de A.; VENUTO, M. de O. Observação exploratória sobre a educação escolar quilombola no território pernambucano. Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 8, n. 19, p. e082521, 2025. DOI: 10.55892/jrg.v8i19.2521. Disponível em: http://www.revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/2521. Acesso em: 17 out. 2025.

ARK