O impacto do trauma infantil na vida adulta: consequências psicológicas do abandono paterno no desenvolvimento emocional
DOI:
https://doi.org/10.55892/jrg.v9i20.3101Palavras-chave:
Abandono paterno, Trauma infantil, Saúde mentalResumo
O abandono paterno durante a infância constitui um evento potencialmente traumático que pode repercutir de forma significativa no desenvolvimento emocional e psicológico ao longo da vida. O presente estudo teve como objetivo analisar, por meio de uma revisão narrativa da literatura, as principais consequências psicológicas do abandono paterno na vida adulta. A pesquisa fundamenta-se em estudos que investigam a relação entre experiências adversas na infância e o desenvolvimento de transtornos emocionais, dificuldades de regulação afetiva e prejuízos na formação da identidade e da autoestima. A revisão evidencia que indivíduos que vivenciaram a ausência paterna tendem a apresentar maior vulnerabilidade a sintomas de ansiedade, depressão e traços de transtornos de personalidade, além de dificuldades na construção de vínculos interpessoais saudáveis. Aspectos como baixa tolerância ao sofrimento emocional, uso de estratégias de coping defensivas e insegurança nos estilos de apego também são frequentemente observados. Entretanto, fatores moderadores, como suporte social, qualidade das relações familiares e desenvolvimento da resiliência, podem atenuar os impactos psicológicos decorrentes dessa experiência. Conclui-se que o abandono paterno representa um importante fator de risco para a saúde mental na vida adulta, ressaltando a necessidade de intervenções clínicas e políticas públicas voltadas ao fortalecimento das relações familiares e ao suporte psicológico de indivíduos expostos a experiências de abandono na infância.
Downloads
Referências
CARDOSO, E. C. Da paternidade: a desconstituição da paternidade e maternidade como consequência do abandono das crianças. Belo Horizonte: PUC Minas, 2025.
CARVALHO, G.H. F.de; DE MEDEIROS, G. G; MAGALHÃES, R. de L. B. Subnotificação de doença de Chagas no Estado do Amapá no período da pandemia de COVID-19. Caderno Pedagógico, v. 21, n. 9, p. e7609-e7609, 2024.
COLA, G. L. G.; FUKUDA, C. C. Resiliência acadêmica e fatores de proteção em estudantes universitários: revisão sistemática da literatura. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, 2026.
DA SILVA, T. Abordagem cognitivo-comportamental no tratamento da ansiedade generalizada em mulheres. 2025. Trabalho acadêmico – ICESP.
DA SILVA LIMA, L. L.; MONTEIRO, A. V. Abandono afetivo paterno: as consequências de um pai ausente na fase infantojuvenil. Revista Contemporânea, 2024.
DE LIMA OLIVEIRA, H. A influência do ambiente familiar na manifestação do transtorno de personalidade narcisista. Brazilian Journal, 2024.
DE MENDONÇA, T. P. Os impactos do abandono afetivo paterno no desenvolvimento infantil. Revista Multidisciplinar, 2025.
DE SOUZA, L. F.; ARRUDA, A. B. A influência da ausência paterna no desenvolvimento psíquico: uma abordagem psicanalítica. Revista Científica, 2025.
DOS SANTOS, A. M. A.; DE LIMA, W. S. O impacto que a negligência emocional, psicológica, social e jurídica causa dentro do abandono afetivo. Revista Ibero-Americana, 2025.
GOMES, L. S.; NASCIMENTO, D. M. P. C.; LOIOLA, M. Q. Dificuldades encontradas por pais e cuidadores para o desenvolvimento de crianças autistas: revisão da literatura. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, 2023.
GONÇALVES, L. S. B. Vinculação aos pais e qualidade das relações interpessoais em jovens adultos. Porto: Universidade Fernando Pessoa, 2025.
MACARI, M. D. B. et al. Influência do trauma na infância sobre a saúde mental. Brazilian Journal, 2024.
MACHADO, A. A. B. A negligência comunicacional e o desenvolvimento psicossocial do sujeito surdo. Revista Científica RCMOS, 2025.
MORENO, A. L.; MELO, W. V. Casos clínicos em saúde mental: diagnóstico e indicação de tratamentos baseados em evidências. São Paulo: Artmed, 2022.
MUNIZ, M. P. G.; DE OLIVEIRA CAMPOS, M. A. Primeira infância e promoção da parentalidade positiva e saúde mental. Revista Científica, 2025.
NASCIMENTO, A. C. P. M. A ausência do pai. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2023.
PEDREIRA, L. E.; FARIAS, G. S. Efeitos da negligência parental na regulação emocional infantil em problemas de saúde física. Revista Medicina e Saberes, 2024.
ROCHA, P. R. R. Reconstrução familiar e comportamento: o papel dos vínculos parentais na formação da saúde emocional da infância à vida adulta. Multidisciplinary Journal Lattice, 2025.
SILVA, A. M. S.; XIMENES, V. M. Discussões sobre saúde mental e suporte social entre estudantes universitários. Revista Ciências Humanas, 2022.
SILVA, M. S. Evolução da paternidade e desenvolvimento do indivíduo na infância no Paraná. Revista Psicopedagogia, 2025.
SPALER, D. et al. Consequências psicológicas em casos de ausência ou abandono paterno na infância. Mental, 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.




































