Gestão democrática como princípio de qualidade na educação pública: perspectivas, desafios e práticas participativas
DOI:
https://doi.org/10.55892/jrg.v8i19.2440Palavras-chave:
gestão democrática, gestão participativa, educação pública, liderança escolarResumo
A gestão democrática tem se consolidado como um processo dinâmico e essencial para a efetivação da participação coletiva nas instituições escolares, assegurando práticas de colaboração e envolvimento da comunidade educativa. Essa forma de gestão requer uma compreensão aprofundada dos desafios presentes na prática pedagógica, articulando teoria e ação no cotidiano escolar. A gestão participativa, entendida como um princípio fundamental para a qualidade da educação, fundamenta-se na construção de relações mútuas entre a equipe escolar e a direção, pautadas no comprometimento, na corresponsabilidade e no profissionalismo. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo principal analisar a participação de diretores e assessores no processo de gestão democrática nas escolas públicas, destacando sua relevância, bem como os avanços e desafios enfrentados nesse contexto. Além disso, busca apresentar os principais instrumentos que sustentam uma gestão participativa e autônoma no âmbito da escola pública.A pesquisa adota uma abordagem qualitativa de caráter bibliográfico, fundamentada na coleta e análise de dados obtidos por meio de livros, artigos científicos, revistas e demais documentos que contribuíram para a compreensão e reflexão sobre os resultados alcançados.
Downloads
Referências
ALAMI, S.; DESJEUX, D.; GARABUAU-MOUSSAOUI, I. Os Métodos Qualitativos. Tradução de Luis Alberto S. Peretti. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. 147 p. Título original: Les méthodes qualitatives.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Gestão da educação escolar. Brasília: UnB/CEAD, 2004.
BRASIL. Decreto nº 5.800, de 08 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5800.htm. Acesso em: 10 jun. 2024.
BARBOSA, A. C.; VASCONCELOS, F. H. L.; SOARES, S. P. L.; SILVA, T. E. V. da. Conselho escolar: gestão e formação. Fortaleza: Edições UFC, 2014.
GADOTTI, M. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. São Paulo: Cortez, 2001.
GRACIO, J. C.; AGUIAR, R. C. F. Grêmio estudantil: construindo novas relações na escola. In: BASTOS, J. B. (Org.). Gestão democrática. Rio de Janeiro: DP&A, SEPE, 1999.
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. revista e ampliada. Goiânia: MF Livros, 2008.
LUCK, H. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. Rio de Janeiro: DP&S, 1997.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
PARO, V. H. Gestão democrática da escola pública. 3. ed. São Paulo: Ática, 2006.
SAVIANI, D. L. O plano de desenvolvimento da educação: análise crítica da política do MEC. Campinas: Autores Associados, 2007.
SOUZA, S. S. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. São Paulo: Cortez, 2008.
VEIGA, I. P. A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. Brasília: Sinpro-DF, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.