Gestão democrática como princípio de qualidade na educação pública: perspectivas, desafios e práticas participativas

Autores

  • Cláudio Alencar UNIVASF, Petrolina, Brasil
  • Auriélia Coelho Isaque Floriano UNIVASF, Petrolina, Brasil
  • Maria das Dores de Holanda Carvalho Alves FAFOPA, Araripina, Brasil
  • Cícero Floriano de Santana FAFOPA, Araripina, Brasil
  • Maria Jayane Freire Cavalcante ISEP, Pesqueira, Brasil
  • Raquel de Jesus Sena FAFOPA, Araripina, Brasil
  • Marina Lopes de Sousa FACITE, Araripina, Brasil
  • Juliana de Andrade Silva FAFOPA, Araripina, Brasil
  • Marinalva de Oliveira Venuto FAFOPA, Araripina, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.55892/jrg.v8i19.2440

Palavras-chave:

gestão democrática, gestão participativa, educação pública, liderança escolar

Resumo

A gestão democrática tem se consolidado como um processo dinâmico e essencial para a efetivação da participação coletiva nas instituições escolares, assegurando práticas de colaboração e envolvimento da comunidade educativa. Essa forma de gestão requer uma compreensão aprofundada dos desafios presentes na prática pedagógica, articulando teoria e ação no cotidiano escolar. A gestão participativa, entendida como um princípio fundamental para a qualidade da educação, fundamenta-se na construção de relações mútuas entre a equipe escolar e a direção, pautadas no comprometimento, na corresponsabilidade e no profissionalismo. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo principal analisar a participação de diretores e assessores no processo de gestão democrática nas escolas públicas, destacando sua relevância, bem como os avanços e desafios enfrentados nesse contexto. Além disso, busca apresentar os principais instrumentos que sustentam uma gestão participativa e autônoma no âmbito da escola pública.A pesquisa adota uma abordagem qualitativa de caráter bibliográfico, fundamentada na coleta e análise de dados obtidos por meio de livros, artigos científicos, revistas e demais documentos que contribuíram para a compreensão e reflexão sobre os resultados alcançados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Alencar, UNIVASF, Petrolina, Brasil

Mestre em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido (UNIVASF). Especialista em Gestão Pública (UNIVASF), Gestão Pública Municipal (UNIVASF), Tecnologias Digitais Aplicadas a Educação (IFSertãoPE), MBA em Gestão de Projetos (FAVENI), EJA - Educação de Jovens e Adultos e Informática da Educação (FAVENI), e Gestão Ambiental de Empresas (FAVENI). Bacharelado em Administração (Cruzeiro do Sul), Licenciatura Plena em Pedagogia (FACITE), e Geografia (Cruzeiro do Sul).

Auriélia Coelho Isaque Floriano, UNIVASF, Petrolina, Brasil

Mestranda em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido (UNIVASF). Licenciatura Plena em Pedagogia (FACITE) e Educação Especial (UNIFAVENI); Bacharelado em Terapia Ocupacional (UNIFAVENI).

Maria das Dores de Holanda Carvalho Alves, FAFOPA, Araripina, Brasil

Especialização em psicopedagogia institucional (Montenegro); Licenciatura Plena em pedagogia (ISEP).

Cícero Floriano de Santana, FAFOPA, Araripina, Brasil

Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (FAFOPA); e em Matemática (UNIFAVENI).

Maria Jayane Freire Cavalcante, ISEP, Pesqueira, Brasil

Especialização em Língua portuguesa (FAFOPA), e Psicopedagogia (FAFOPA); Licenciatura Plena Letras Português/Inglês e Respectivas Literaturas (FAFOPA), em Pedagogia (FAFOPA) e Educação Física (UNIVASF).

Raquel de Jesus Sena, FAFOPA, Araripina, Brasil

Especialização em Docência do Ensino Superior (FATEC); e em Psicopedagogia Institucional (FAFOPA); Licenciatura Plena em História (FAFOPA); e em Pedagogia (FAFOPA).

Marina Lopes de Sousa, FACITE, Araripina, Brasil

Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica (UNIMAIS); e Neuropsicopedagogia e Educação Inclusiva (FAVENI); Licenciatura Plena em Pedagogia (FACITE).

Juliana de Andrade Silva, FAFOPA, Araripina, Brasil

Especialista em Atendimento Educacional Especializado - AEE (UNOPAR); Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (FAFOPA); e Pedagogia (FAFOPA).

Marinalva de Oliveira Venuto, FAFOPA, Araripina, Brasil

Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica (FARJ); E em Geografia, história e sustentabilidade (FAVENI). Licenciatura Plena em Pedagogia (FACITE), e em Geografia (FAFOPA).

Referências

ALAMI, S.; DESJEUX, D.; GARABUAU-MOUSSAOUI, I. Os Métodos Qualitativos. Tradução de Luis Alberto S. Peretti. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. 147 p. Título original: Les méthodes qualitatives.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Gestão da educação escolar. Brasília: UnB/CEAD, 2004.

BRASIL. Decreto nº 5.800, de 08 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5800.htm. Acesso em: 10 jun. 2024.

BARBOSA, A. C.; VASCONCELOS, F. H. L.; SOARES, S. P. L.; SILVA, T. E. V. da. Conselho escolar: gestão e formação. Fortaleza: Edições UFC, 2014.

GADOTTI, M. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. São Paulo: Cortez, 2001.

GRACIO, J. C.; AGUIAR, R. C. F. Grêmio estudantil: construindo novas relações na escola. In: BASTOS, J. B. (Org.). Gestão democrática. Rio de Janeiro: DP&A, SEPE, 1999.

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. revista e ampliada. Goiânia: MF Livros, 2008.

LUCK, H. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. Rio de Janeiro: DP&S, 1997.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

PARO, V. H. Gestão democrática da escola pública. 3. ed. São Paulo: Ática, 2006.

SAVIANI, D. L. O plano de desenvolvimento da educação: análise crítica da política do MEC. Campinas: Autores Associados, 2007.

SOUZA, S. S. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. São Paulo: Cortez, 2008.

VEIGA, I. P. A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. Brasília: Sinpro-DF, 1997.

Downloads

Publicado

2025-10-15

Como Citar

ALENCAR, C.; FLORIANO, A. C. I.; ALVES, M. das D. de H. C.; SANTANA, C. F. de; CAVALCANTE, M. J. F.; SENA, R. de J.; SOUSA, M. L. de; SILVA, J. de A.; VENUTO, M. de O. Gestão democrática como princípio de qualidade na educação pública: perspectivas, desafios e práticas participativas. Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 8, n. 19, p. e082440, 2025. DOI: 10.55892/jrg.v8i19.2440. Disponível em: http://www.revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/2440. Acesso em: 17 out. 2025.

ARK