O brincar e sua importância na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.55892/jrg.v8i18.2047Palavras-chave:
Brincar, Ludicidade, Aprendizagem, EscolaResumo
Entender as transformações pelas quais passa a educação hoje é papel do professor, do aluno e de toda a sociedade; também é fundamental saber a importância da escola e a sua função para que o processo de ensino e de aprendizagem possa ser melhorado de forma efetiva; porém, não se pode esquecer, sobretudo, que é um desafio para os professores que desejam construir metodologias e estratégias que concretize o aprendizado e as formas educacionais. Assim, o ato de brincar pode ser um facilitador da aprendizagem, destacando a importância do jogo e da ludicidade, onde o indivíduo aprende a criar e respeitar regras, discutindo as mesmas, respeitando o outro, tendo a curiosidade estimulada juntamente com a autoconfiança e a autonomia. O presente artigo visa estudar e analisar a importância do brincar na educação infantil, como pratica pedagógica nos primeiros anos de ensino. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativa, a partir de referenciais bibliográficos na concepção de autores para observar o quanto a ludicidade será útil como recurso pedagógico na educação infantil. O brincar na escola proporciona que o educador trabalhe os conteúdos de maneira lúdica, fazendo com que a aprendizagem fique mais significativa.
Downloads
Referências
ALENCAR, Crislaine Vieira de Lima; PANA, Raiany Amorim de Oliveira; MACHADO, Rosa Maria Moreira. O lúdico na educação infantil. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 9, n. 6, p. 1968–1985, 2023.
CHAVES, Indionara Silva. O brincar e a ludicidade como fundamentos pedagógicos na educação infantil. 2021. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal Santa Catarina, Palhoça, 2021.
COLETTO, Gabriela de Brum. O brincar e a brincadeira como recurso pedagógico na educação infantil. 2023. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, São Luiz Gonzaga, 2023.
CORRÊA, Lais Ribeiro. A importância do brincar para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança na Educação Infantil. 2020. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2020.
BARBOSA, Brenda dos Santos; POLETTO, Lizandro. Ludicidade e educação: o papel dos brinquedos e brincadeiras no desenvolvimento da aprendizagem. Educação e Cultura em Debate, v. 8, n. 1, p. 200-221, 2022.
FERREIRA, Francisca Mikaely Lacerda. A importância do lúdico na educação infantil: aprendizagem por meio de jogos e brincadeiras. 2023. 58 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
LIMA, Geovana Lirola. Jogos E Brincadeiras Enquanto Recursos Da
Ludicidade No Tocante À Educação Infantil. 2021. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Anhanguera Educacional, Taubaté, 2021.
LÖSCH, Silmara; RAMBO, Carlos Alberto; FERREIRA, Jacques Lima. A pesquisa exploratória na abordagem qualitativa em educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. e023141-e023141, 2023.
MIWA, Divina Gomes de Souza. É possível aprender brincando? O lúdico no ensino e aprendizagem de língua portuguesa. 2023. 17 p. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Letras - Português - Inglês) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Iporá.
MORAES, Bruna Marcela Melo de; FALCÃO, Vinícius Cavanha da Costa; SANTANA, Franchys Marizethe Nascimento. Os aspectos contributivos da ludicidade para o desenvolvimento infantil. IV Congresso Internacional de Educação - Violência de gênero, racismo, identidade e preconceito: novos tempos, velhos desafios da sociedade da desigualdade, 2023.
MORAES, Giane Severino Correa; COELHO, Helda Gomes; DE AZEVEDO, Gilson Xavier. A importância do lúdico na educação infantil. REEDUC-Revista de Estudos em Educação, v. 7, n. 2, p. 96-125, 2021.
OLIVEIRA, Robson dos Anjos; LINHARES, Leonardo Barreto. A importância da escolha do repertório no ensino de saxofone: revisão bibliográfica de abordagens voltadas à música popular brasileira. Revista Música Popular Brasileira, 2021.
PACHECO, Mayara Alves Loiola; CAVALCANTE, Priscilla Viana; SANTIAGO, Renata Glicia Ferrer Pimentel. A BNCC e a importância do brincar na Educação Infantil. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 3, p. 1-11, 2021.
PEREIRA, Danilo Cesar; DE SOUZA SILVA, Daniel. A importância do brincar para o desenvolvimento da criança. Educere-Revista da Educação da UNIPAR, v. 21, n. 1, 2021.
PEREZ, Maria de Lourdes; ROST, Talita Destro. Jogos simbólicos e o imaginário na Educação Infantil. In: Maria Auxiliadora Fontana Baseio Org. Arte, cultura e imaginário: reflexões interdisciplinares. São Paulo: Terceira Margem, 2020.
RAMALHO, Danielle Manera. Neurodesenvolvimento por meio de atividades lúdicas. Digitaliza Conteúdo, 2023.
RANDO, Juliana Silva; NOGUEIRA, Ione da Silva Cunha. Criança e educação: os direcionamentos curriculares a partir da concepção de infância. Rev. Comunicações, Piracicaba, v. 27, n. 2, p. 85-103, maio/ago. 2020.
RAMOS, Mayara Conceição. A importância da ludicidade na educação infantil. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Anhanguera, Salvador, 2022.
SILVA, Daniele dos Santos; DE MELO, Joelma Bezerra. O lúdico no ensino da matemática: análise de jogos didáticos para o ensino fundamental. Multidebates, v. 4, n. 4, p. 73-87, 2020.
SILVA, Thályta Pereira; SOUSA, Daniela Rodrigues. A Brincadeira Livre Na Educação Infantil. 100 anos de Paulo Freire:(re) descobrindo o pensar sobre a educação brasileira, p. 34. 2023.
SILVA, Paula Antunes da. Os desafios da avaliação na aprendizagem na educação infantil. Gestão & Educação, v. 5, n. 05, p. 77 a 86, 2022.
SOUZA, Angélica Silva de; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; ALVES, Laís Hilário. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da FUCAMP, v. 20, n. 43, 2021.
VIGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.